terça-feira, 12 de maio de 2009

EDUCAÇÃO: Conceito e prática

Educação [do latim educatione] que que dizer ato ou efeito de educar-se, ou seja de alterar hábitos e atitudes, a partir dos conhecimentos e aptidões adquiridos. Também é a forma nominalizada do verbo educar (ainda advindo do latim educare – era um verbo que tinha o sentido de “criar” uma criança, fazer crescer). Nessa ótica, poderíamos dizer que educação do verbo educar significa trazer à luz a idéia.
A verdade eminente é que o fato de educar, sempre foi uma responsabilidade encarada com muita seriedade pelas sociedades ao longo da história. Na Grécia por exemplo, as crianças desde muito cedo eram dadas aos cuidados de uma pessoas específica para cuidar da sua base educacional. Ali, eram ensinadas as regras básicas sociais, aprendendo a priori a arte da leitura e da escrita, tinham aulas de aritmética, de educação física, de poesia entre outras disciplinas que eram consideradas relevantes na formação do sujeito da época de então. Em decorrências das muitas aulas, folgas ou descansos prolongados eram raros, pelo contrário, as aulas eram o dia inteiro e somente se recolhiam ao repouso no período da noite para descansar e repor a energia que seria gasta no dia seguinte.
Nessa perspectiva é importante ater-se ao real significado da educação nos dias hodiernos, bem como a sua importância para o desenvolvimento sócio-econômico de todo o país, afinal, educação está intimamente ligado com toda a esfera da nossa vida, logo devemos educar com a certeza de que estamos fazendo parte da vida de toda uma sociedade, promovendo possibilidade de eventuais mudanças e de um evidente progresso no decorrer dessa fantástica construção que podemos realizar educando para a vida, como disse Jonh Dewey “a educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”, Sêneca, intelectual do Império Romano em concordância com Dewey diz, “a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”. Assim, percebemos que inúmeras mudanças aconteceram na história da educação, hoje o sistema escolar é totalmente diferente, mas será que o conceito de educação também mudou em decorrência de novos paradigmas construídos pela sociedade? Não, o conceito permanece concreto, por isso é que se faz necessário que os educadores se empenhem para fazer chegar aos alunos uma educação com o significado ora citado.
Concluímos por conseguinte, que a tarefa de educar se constitui em um ofício de relevante significado para todos os educadores que se doam ao ato original da profissão, muito certamente, fazer educação vai além do simples conceito de levar o aluno a decodificar letras e números, perpassa os limites da aprendizagem, e como o próprio significado outrora citado já explicita, leva as pessoas a alterarem seus hábitos e modificarem suas atitudes.

Algumas informações foram tiradas de um artigo publicado pelo professor Dr. Evandro S Martins da Universidade Federal de Uberlândia (Etimologia de alguns vocábulos referentes à educação).
Moisés Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário